Golden Sunset's Apolo Shitara

Golden Sunset's Apolo Shitara

Shitara

Dados

 Sexo: Fêmea
 Nascimento: 30/08/2016
 Cor: Dourado
 Descendentes: 19
 HD: HD- / A
 ED: Grau 0
 Observações

 

Pedigree

Pais Avós Bisavós
Golden Sunset´s Sugar Apolo
GOODTIME'S O'BROWN SUGAR
Dalane's Kix on Route Sixty Six
Goodtime's April in Paris
Golden Sunset's Daphne
Eirene's This One's for You
Midas Touch Mona Lisa
Golden Sunset's Bentley MarieGolden Sunset's Pacco
FREEDOM OF GOLDEN SPIRIT
Golden Sunset's Bella
Golden Sunset's Ursula
Golden Sunset's Bella
Lua Chasse

Entre em contato

Descendentes

Mayla

Mayla

Fêmea
Macho 1

Macho 1

Macho
Macho 2

Macho 2

Macho
Macho 4

Macho 4

Macho
Macho 5

Macho 5

Macho
Macho 6

Macho 6

Macho
Fêmea 1

Fêmea 1

Fêmea
Fêmea 2

Fêmea 2

Fêmea
Prop Rafaela

Prop Rafaela

Macho
Prop - Junior

Prop - Junior

Macho
Prop - Marilucia

Prop - Marilucia

Macho
Dolci Cani Theodora

Dolci Cani Theodora

Fêmea
Prop - Débora

Prop - Débora

Fêmea
Prop - Gabriel

Prop - Gabriel

Fêmea
Prop - Victoria

Prop - Victoria

Fêmea
Prop - Lucas

Prop - Lucas

Fêmea
Prop Cleber

Prop Cleber

Fêmea
Prop - Sonia

Prop - Sonia

Fêmea
Macho 7

Macho 7

Fêmea

Novidades

Dentre as diversas atividades desenvolvidas pelo homem desde a antiguidade, um deles sempre se destacou: a caça.


Em parte porque tem sua origem relacionada com a procura pelo alimento para a sobrevivência no início da nossa história e em parte pelo desafio do domínio da natureza e dos outros seres vivos. Neste sentido, a sociedade foi evoluindo, o que hoje pode ser discutível como moralmente ou politicamente correto, há pouco tempo e mesmo atualmente em vários locais, se constitui num esporte tradicional e até de elite.


Neste aspecto, o cão acompanha o homem neste esporte há muito tempo, quer para perseguir a presa, quer para buscá-la. Assim, estes esportistas não poupavam economias para desenvolver e aprimorar raças de cães que se adequassem cada vez mais as suas necessidades. No entanto, como os cães existentes nem sempre correspondiam as suas necessidades, o homem passou a realizar cruzamentos para obter um cão forte, de tamanho moderado, boa ossatura e com grande habilidade para buscar a presa e entregá-la na mão do caçador sem destruí-la. Além destas características, ainda deveria estar capacitado para enfrentar os mais diversos tipos de terreno, água, pântano ou matas fechadas. Os principais cruzamentos experimentais envolveram Setters, Spaniels de água e o Terranova, principalmente nos territórios do Reino Unido.


A partir destes experimentos surgiram os Retrievers, animais que se destacavam como excelentes cães de busca. Notabilizando-se pela excelente capacidade de resgatar presas abatidas ou perdidas. Foi nesse cenário que se iniciou o processo de desenvolvimento da raça Golden Retriever...


A ORIGEM DA RAÇA: A REALIDADE E A LENDA

Como em várias outras raças caninas puras, o Golden tem ancestrais britânicos (seu nome, em inglês, significa: Golden = dourado; Retriever = aquele que resgata).


Foi o resultado de anos de cuidadosa e planejada seleção, realizada no século XIX por Sir Dudley Marjoriebanks - mais tarde o primeiro Lorde Tweedmouth - na Escócia. A história original sobre a raça foi refutada a partir de 1952, quando veio a público um manuscrito de Lord Tweedmouth contando como de fato teria ocorrido a seleção. A descoberta dos registros foi feita, segundo o “Complete Dog Book of American Kennel Club”, pelo conde de Ilchester, sobrinho do Lorde, historiador e esportista.


A versão anterior sobre o aparecimento da raça, agora tida como lenda, conta que tudo teria começado com a suposta compra dos cães de um circo russo feita pelo Lord Tweedmouth em Brighton, sul da Inglaterra, atraído pela esperteza, inteligência e pelo tom amarelado dos olhos daqueles cães de mais de 45 quilos, pelagem grossa e pesada e com cerca de 76 cm de altura. O Lorde interessou-se por dois deles, mas foi obrigado a comprar o grupo todo, composto por 8 cães.


De Brighton, ele os teria levado para uma propriedade chamada Guisachan, na Escócia, onde caçava cervos. Mais tarde para reduzir o tamanho e melhorar o faro destes cães, teria feito um cruzamento com o Bloodhound.


Em seu livro, o Lord Tweedmouth - anotou detalhes da sua realização em Guisachan entre 1835 e 1890 mas não menciona a compra dos cães de circo. Conta, porém, que adquiriu em 1865 o único exemplar amarelo, de uma ninhada de cães pretos encaracolados, chamado Nous, precisamente em Brighton, e o levou para Guisachan. Nous acasalou com uma Tweed Water Spaniel chamada Belle e daquela união nasceram quatro fêmeas: Ada, Primrose, Crocus e Cowslip. Por mais de vinte anos, o Lord trabalhou numa linhagem descendente de Cowslip, que fez seu primeiro cruzamento com outro Tweed Water Spaniel (de nome "Tweed"). Para manter a linhagem forte e melhorar as aptidões de caça, houve cruzamentos com dois Wavy-Coats pretos ("Sambo" e "Tracer") e um Setter Irlandês ("Sampson"). Especula-se sobre uma possível utilização de um Bloodhound, mas não há como comprovar essa hipótese. A textura da pelagem dos cães era variada, assim como a cor, que ia do ruivo ao creme.


Ocasionalmente, filhotes do canil do Lorde Tweedmouth eram dados a amigos e parentes. Algumas dessas pessoas criaram os cães e desenvolveram linhagens próprias. Os anos de seleção de tipo, cor e habilidade realizada em Guisachan resultaram na linhagem Ilchester, ancestral dos Goldens atuais.


RESUMO SEQÜENCIAL DOS FATOS

  • 1890 - Levados por viajantes, os primeiros Golden Retrievers começaram a chegar aos EUA e Canadá.
  • 1894 - O filho de Lord Tweedmouth e Lady, a sua Golden Retriever, emigraram para o Texas, passando pelo Canadá.
  • 1903 - A raça é aceita pelo Kennel Club of England; são chamados de "Flat-Coats-Golden".
  • 1904 - Um Golden obtém o primeiro lugar numa prova de campo.
  • 1908 - Culhan Brass e Culhan Cooper, descendentes diretos do plantel de Lord Tweedmouth, estão entre os primeiros exemplares de Golden exibidos em competição. Eles serão os ancestrais de quase toda criação atual.
  • 1911 - Fundação do Golden Retriever Club of England. A raça é reconhecida.
  • 1925 - O Golden faz suas primeiras exibições na França. O American Kennel Club registra o primeiro exemplar da raça, que antes era especificada simplesmente como Retriever com alguma anotação quanto à cor.
  • 1927 - Primeiro registro como raça separada no Canadá.
  • 1930/1940 - Os Goldens se popularizam nos EUA e se espalha pelo mundo.
  • 1938 - Fundação do Golden Retriever Club of America.
  • 1977 - Os primeiros três cães a alcançar o título de Campeão de Obediência do AKC foram Goldens. O primeiro (Ch. Moreland´s Golden Tonka) foi uma fêmea.

RAÇAS RELACIONADAS

Flat-Coated Retriever - Pensa-se que seja o antepassado direto do Golden Retriever, embora seja mais esguio e tenha um temperamento mais jovial, quase como o do Setter.
Chesapeake Bay Retriever - Este cão resultou do cruzamento da raça do Cão Lesser de St. John com os cães de caça americanos da região.
Retriever do Labrador - Outro descendente do Cão Lesser de St. John, partilha com o seu parente distante, o Golden Retriever, uma função de trabalho e uma personalidade semelhante.
Curly-Coated Retriever - Atualmente bastante rara, esta raça foi levada para o Reino Unido por pescadores de bacalhau. A sua pelagem é de cão de água, formada por pequenos caracóis à prova de água.
Terra Nova - Descendente do Greater da Terra Nova ou Cão de St. John é uma raça grande e alegre, ainda utilizada para trabalho de auxiliar na água.

Ninhadas

Toro   Tizzi

Toro x Tizzi

Previsão: 21/01/2021

  Conheça

Toro x Tizzi

Previsão: 21/01/2021
Machos: 0
Fêmeas: 0
Disponíveis: 0
Toro   Maria

Toro x Maria

Nascimento: 21/12/2020

  Conheça

Toro x Maria

Nascimento: 21/12/2020
Machos: 4
Fêmeas: 5
Disponíveis: 1
Bolt   Manu

Bolt x Manu

Nascimento: 22/12/2020

  Conheça

Bolt x Manu

Nascimento: 22/12/2020
Machos: 2
Fêmeas: 4
Disponíveis: 6